Falando sobre listas de leituras
- Mila Arquen
- 25 de mai. de 2018
- 4 min de leitura
Olá pessoal,

Muitas pessoas gostam de acompanhar listas de livros, por ser uma espécie de guia, já preparadinho, só esperando que se escolha a ordem das leituras.
Isso ajuda muito quem quer explorar novos estilos de leitura ou encontrar livros que não ouviu falar ou mesmo criar uma meta por determinado espaço de tempo para não deixar o hábito da leitura tornar-se uma eventualidade.
Eu, particularmente, amo listas para tudo, tanto que sou adepta do bullet journal, que basicamente é organizar o que você quiser em forma de listas bem práticas.
Só que, para listas de leitura ou de livros, tenho um certo cuidado na escolha. A razão para tanto é que uma lista de livros acaba virando um projeto e não quero gastar meu tempo sagrado com livros ruins ou escolhidos de forma pouco interessante.
Mas, Mila, como assim?! Uma lista de leitura é só uma lista e pronto.
Para você, digo veementemente:
Nananina-não.
Existe toda uma conjectura por trás das listas de leitura divulgadas por aí, sendo mais específica, na curadoria/escolha dos livros e isso conta demais. Vai que você resolve seguir a lista que pessoa X criou simplesmente por ser linda e dá com os burros n’água?! Para isso não acontecer, vamos a algumas considerações:
A primeira coisa que sabemos é que esses livros são escolhidos por uma pessoa, uma equipe ou uma votação (em que muitos dos títulos são escolhidos previamente por uma pessoa ou equipe e etc). Sendo assim, é bom procurar alguém ou alguma instituição que você confie e/ou tenha opiniões similares as suas a respeito de obras literárias. Ou avaliar se o conjunto de pessoas da votação são relevantes com o que te atrai. Isso, para não nos entulhar de livros ruins ou que não nos interessam, não é mesmo?! Essas coisas só trazem ao desespero da TBR e ninguém precisa de mais disso na vida...
Depois, há o critério de escolha desses livros listados e a data dessa escolha, que às vezes é divulgado ou não para o grande público, gente como você e eu. Isso é um detalhe importante de saber, pois pode ser uma lista de livros adorados por pessoas de um local X que não tem nada a ver com o seu gosto. Ou, de repente, é uma lista feitas por críticos literários em 1950. Sendo assim, ter um pouco mais de noção da forma como esses livros foram escolhidos pode te garantir leituras mais agradáveis.
Finalmente, pensamos no intuito dessa lista. Divulgação de mais vendidos? Divulgação dos livros mais bem ranqueados? De repente, uma forma de divulgação paga por editoras?
Vejamos um exemplo:
Fui procurar a lista dos 100 livros para ler na vida e me deparei com trocentas listas! Aparentemente todo mundo tem uma lista de 100 livros para a vida (ou para ler antes de morrer) e isso é uma loucura.
Como escolher que lista seguir?! Seria a melhor ideia fazer a minha própria lista?! Mas como escolher se não li os tais livros???
Tudo isso fica na cabeça quando pensamos em um compromisso literário de 100 livros... Ficariam na cabeça mesmo que fossem só 5.
Dessa temática dos 100 livros para a vida, encontrei grandes nomes como: A BBC (Reino Unido), a Amazon (EUA), o The Guardian, a revista Time, o Le Monde, etc... além de um monte de gente aleatória permeando a internet.
Mas como a temática de grandes livros é a mesma, nós imaginamos que muitos livros vão se cruzar em todas essas listas e vai ser tranquilo escolher uma, né?!
Ledo engano.
Fazendo uma comparação entre a lista da Amazon/Goodreads e a da BBC, somente 39 livros estavam em ambas as listas.
Como assim, só 39?!
Acredite, fiquei tão perplexa quanto você.
E isso tudo me levou a essa reflexão sobre como essas listas são feitas e como é bom ter cuidado em qual lista aderir.
Então, para não terminar sem uma lista, deixo 1 clube do livro e 16 listas para você conferir e seguir, se for do seu interesse...
Na onda dos 100 livros da literatura mundial:
Os Top 100 trabalhos de literatura mundial, pelo Clube do livro da Noruega, em quem 50 aclamados escritores de diversas partes do mundo indicaram os títulos e essa lista foi o resultado da compilação desses dados.
Os 100 livros para ler antes de morrer, segundo os editores da Amazon.
As seleção das grandes obras da literatura mundial pelo programa Literatura Fundamental, da UNIVESP TV.
Literatura contemporânea:
Os 100 melhores livros do século XXI (em inglês, com inforgráfico), pelo USC Rossier Online
Os 15 melhores romances brasileiros do século 21, pelo Huffpost Brasil
Os 10 melhores escritores espanhóis contemporâneos, pelo Culture Trip (em inglês)
Os 7 escritores russos contemporâneos que você deve conhecer, pelo Culture Trip (em inglês)
Os 10 romances franceses para ler agora, pelo The New York Times (em inglês)
Os 20 melhores romances do século XXI, pela BBC (em inglês)
Buscando diversidade:
Os 10 livros imperdíveis para quem quer ler autores LGBT, pelo Huffpost Brasil
A lista definitiva de livros sobre orgulho LGBT (em inglês)
Mais mulheres, por favor:
Os 75 livros que toda mulher deveria ler, por Jezebel (em inglês)
Os 100 maiores trabalhos de ficção do século XX escritos por mulheres, por The Book Scape (em inglês)
Os 100 livros feministas que precisam ser lidos, por Bookriot (em inglês)
Os livros sugeridos pelo o Our shared shelf, o clube do livro feminista encabeçado pela Emma Watson
Jovem também lê... E muito:
Os 100 melhores livros jovens-adultos de todos os tempos, pela revista Time (em inglês)
Os 100 melhores livros infantis de todos os tempos, pela revista Time (em inglês)
Então, leve em consideração as dicas acima e aproveite a leitura.
Fica bem e bora ler,
Mila Arquen
Vou ler os livros de diversidades e os escritos por mulheres (um dia)!